Pesquisador

O interesse de Roberto Corrêa pela pesquisa vem desde o início da carreira. É a busca de sua tradição, seu passado e de sua ancestralidade. Em uma harmonia de personagens difíceis de serem separados, violeiro e pesquisador encontram, juntos, novas antigas referências para a música. 

Já em seu primeiro livro “Viola Caipira”, Roberto compartilha conhecimentos adquiridos em suas pesquisas de campo, sobre o violeiro e o imaginário relacionado ao instrumento. Em 1998, lança, pelo seu selo, a Série Cultura Popular Viola Corrêa, com documentos sonoros gravados junto a grupos populares.

Ao divulgar os frutos de sua pesquisa, abre um canal de contato e valorização da cultura interiorana. E faz isso com enorme respeito e reverência às tradições e seus representantes. Afinal, a busca desse passado comum é movida pelo desejo de contribuir e valorizar o que, acredita, o brasileiro tem de mais valioso: sua própria cultura. 

Obras de referência: Os CDs "Sertão Ponteado - memorias musicais do entorno do DF" e "Chapada dos veadeiros - culturas tradicionais do norte de Goiás" da Série Cultura Popular Viola Corrêa e o livro “Tocadores”.