Professor

Em 1977, Roberto Corrêa começou sua relação com a viola. Nessa época, não encontrou publicações que fizessem jus à real importância desse instrumento. Por isso, pesquisa a viola e divulga esse conhecimento, produzindo o material que ele próprio não encontrou quando iniciou seus estudos. Neste sentido, o seu primeiro livro, “Viola Caipira”, lançado em 1983, é uma obra pioneira.

Roberto ajudou a instalar o primeiro curso de viola caipira em uma instituição oficial de ensino, em atividade desde 1985, na Escola de Música de Brasília. Lá, o violeiro-professor encontrou o ambiente ideal para fazer nascer o seu método de ensino, consagrado no livro “A arte de pontear viola”, lançado no ano 2000. A obra sistematiza as técnicas aprendidas com violeiros antigos e adapta técnicas do violão clássico à viola. 

Roberto Corrêa transforma em método e lições todo o conhecimento adquirido ao longo da vida de violeiro. Compartilha seus segredos e descobertas, sempre com o objetivo de fazer sua contribuição na formação de outros artistas e no crescimento e desenvolvimento da viola caipira. 

Obra de referência: O livro “A arte de pontear viola”.