IMPRENSA

Voltar

01/06/2013

A viola mágica de Roberto Corrêa

Guitar Player - junho/2013

Roberto Corrêa - compositor e intérprete de viola solista

Para um criador, tocar obras de outros compositores é sempre um grande aprendizado...

 

 

04/09/2012

Versátil viola caipira e clássica

O Popular (GO). Por Rodrigo Alvez

Com técnicas próprias, também vem firmando seu nome entre os principais compositores de viola contemporâneos, papel que lhe rendeu o apelido de “Guimarães Rosa das cordas”.

04/09/2012

Viola sem fronteiras

O Hoje (GO). Por Adalto Alves

O propósito de Corrêa é ampliar o entendimento sobre a diversidade e a riqueza da música feita na viola, que antecede o surgimento do violão.


25/07/2012

Roberto Corrêa lança disco

Hoje em dia. Por Bianca Moura

Prelúdio em mi de Jorge Antunes surpreende por causa do uso de um chocalho de cascavel durante a execução do número. Uma crença entre os violeiros conta que o uso do objeto dentro do bojo protege o instrumento contra acidentes.

12/06/2012

O 'grande movimento' da viola caipira

Jornal O Globo. Por Luiz Fernando Vianna


 

"Principal nome da viola caipira, admirado por tradicionalistas e por jovens como Siba (com quem fez um CD), Roberto Corrêa, de 55 anos, está lançando 'Viola de arame', um disco de intérprete, no qual grava peças alheias."


07/04/2012

Nota por nota, a viola não perde para o ego

O Estado de S.Paulo. Por João Maria

A viola deve agradecer a Roberto Corrêa. Depois de fazer da viola sua vida, ele segue desbravando academias e roças sem apelar aos exostismos.

11/03/2012

Vida dedicada à viola

Jornal de Brasília. Por Suellem Mendes

Roberto Corrêa toca peças escritas exclusivamente para a viola no Brasil. O processo de concepção do disco não foi nada fácil. “Eu estudei muito e tive que abandonar outras atividades para adquirir técnica e resistência para o álbum”.

01/03/2012

Joias violeiras

Viola de Arame - composições brasileiras

Revista Billboard. Por Tárik de Souza


 

"Este impecável disco solo parte dos seis prelúdios escritos para o instrumento em 1962 pelo erudito Theodoro Nogueira (1913-2002) e gravados por Antonio Carlos Barbosa Lima - concertista de violão que se adaptou à viola."



28/02/2012

A mais bela roupa da viola

Correio Braziliense. Por Mariana Moreira

Cada uma das peças em seu disco tem uma cara particular. Ascendino Nogueira faz uma miscelânea de referências ao universo do instrumento que ele conhecia. Marco Pereira fez uma composição rítmica em torno de um forró. A rapsódia caipira lança mão de influências múltiplas, entre elas o aboio, canto típico do interior do Nordeste e de Minas gerais. O carioca Maurício Carrilho explorou sua convivência com músicos nordestinos. Jorge Antunes criou uma composição eletroacústica, com direito à chocalho de cascavel e batidas na madeira do instrumento. 

17/09/2002

Roberto Corrêa volta com nova obra prima

Jornal O Estado de São Paulo. Por Mauro Dias

 

 

"Embora não faça alarde disso, a cada novo disco Roberto reafirma a soberania no trato do instrumento, em admirável aperfeiçoamento técnico e interpretativo."

09/03/1996

Inesita faz viagem musical no Brasil com Roberto Corrêa

O Estado de São Paulo. Por Mauro Dias.

Cantora e violeiro gravam CD com canções de raiz, do Rio Grande do Sul à Amazônia.


Avançar