Nome do Álbum

TOCADORES: HOMEM, TERRA, MÚSICA E CORDAS

 (Olaria, 2002) Com Lia Marchi e Juliana Saenger. Patrocínio: Petrobras

335 páginas


O Livro

 

O projeto Tocadores surgiu no final do ano de 1998, de um profundo desejo de conhecer as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil, e de olhar esse saber pela porta dos homens e mulheres que são seus conhecedores e mantenedores, os que dão sentido a uma expressão artística guiada pelo dia-a-dia da memória preservada.

 

O trabalho seguiu um caminho particular, traçado e redescoberto a cada nova etapa, sempre com a preocupação de registrar a realidade desses artistas e o nosso encontro com eles em uma pluralidade de sentidos – musicais, históricos, pessoais – conservando a singularidade década relato de vida e a diversidade de experiências.

 

O livro é um dos resultados da pesquisa realizada em duas regiões do país: Brasil Central (entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo), que agora se materializa nesse registro. Corresponde à somatória dos olhares dos envolvidos na sua produção: os autores, a equipe de campo, os colaboradores e os tocadores entrevistados, que nos seduziram com a densidade de seu universo humano e musical.

 

Esta obra é acessível não só a músicos ou pesquisadores, mas a todos que queiram conhecer e se aproximar das tradições musicais do nosso país e de seus mestres: violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, artistas populares.

 

Nos capítulos Homem, Terra, Música e Cordas, as narrativas se entrelaçam como a própria vida: múltipla, interligada, em movimento, envolvendo o leitor nos cenários desta aventura. No capítulo Tocadores, os grandes narradores desta história dividem conosco, por suas próprias vozes, sua maneira de ser no mundo e na arte, trazendo para o livro o olhar do outro lado da porta que desejamos abrir.

 

Estão nesta publicação muitas realidades sobrepostas, a alma brasileira, pura, inteira, musical, ligada às antigas tradições do nosso país, que nos encantou e sem dúvida encantará o leitor.

 

(Lia Marchi na Apresentação do livro)